Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Stalin

Um dos ditadores mais poderosos e mortíferos da história, Stalin era o governante supremo da União Soviética durante um quarto de século. Seu regime de terror causou a morte eo sofrimento de dezenas de milhões, mas ele também supervisionou a máquina de guerra que desempenhou um papel fundamental na derrota do nazismo.

Iosif Vissarionovich Dzhugashvili nasceu em 18 de Dezembro de 1879 em Gori, na Geórgia, que era então parte do império russo. Seu pai era um sapateiro e Stalin cresceu em circunstâncias modestas. Ele estudou em um seminário teológico, onde começou a ler a literatura marxista. Ele nunca se formou, em vez dedicar seu tempo ao movimento revolucionário contra a monarquia russa. Ele passou os próximos 15 anos como ativista e em várias ocasiões, foi preso e exilado para a Sibéria.

Stalin não foi um dos jogadores decisivos para a tomada de poder bolchevique em 1917, mas logo subiu na hierarquia do partido. Em 1922, ele foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista, um post não é considerada particularmente significativa na época, mas que lhe deu o controle sobre as nomeações e, portanto, lhe permitiu construir uma base de apoio. Após a morte de Lenin, em 1924, Stalin promoveu-se como seu herdeiro político e gradualmente suplantado seus rivais. Ao final de 1920, Stalin era efetivamente o ditador da União Soviética.

Sua coletivização forçada de milhões de custo de vida na agricultura, enquanto o seu programa de industrialização rápida alcançado um enorme aumento de produtividade Soviética e crescimento econômico, mas a grande custo. Além disso, a população sofreu muito durante o Grande Terror de 1930, durante a qual Stalin eliminado do partido os "inimigos do povo ', resultando na execução de milhares de pessoas e no exílio de milhões para o sistema de gulag de campos de trabalho escravo.

Esses expurgos dizimadas pelo Exército Vermelho, e apesar das repetidas advertências, Stalin estava mal preparado para o ataque de Hitler à União Soviética em junho de 1941. Seu futuro político, e que da União Soviética, estava na balança, mas Stalin recuperou para levar seu país à vitória. O custo humano foi enorme, mas não era uma consideração por ele.

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética entrou na era nuclear e governou um império que incluía a maior parte da Europa Oriental. Cada vez mais paranóico, Stalin morreu de um acidente vascular cerebral em 5 de março de 1953.

Um comentário: